TROCAS ENTRE DANIEL MELIM (LISBOA) E JOANA ESCOVAL (FLORENÇA)

terça-feira, 22 de abril de 2008

breve nota sobre a Pax Imperial Comunicante

Pax Romana

As vias Romanas são um dos rastos comunicantes máximos que o Império Romano deixou. Foram usadas durante séculos após a sua construção e queda mesmo do Império, sendo relativamente recente a sua obsolescência quase total.


Pax Americana

A internet é o meio que o Império Americano desenvolveu e desenvolve hoje maximamente para protelar e expandir a sua hegemonia a todo planeta e possivelmente até fora dele.

A perversidade deste Império actual é não se assumir como tal, é trabalhar nas fantasmagoria, na imagem, nos Média, na diplomacia escondida, na ocultação do rosto dos verdadeiros poderes (fabricantes de armamento, industria do petróleo, trafico de droga,farmaceuticas, construtores civis e de automóveis) no suborno e na perversão cultural, deixando os seus oponentes frequentemente a lutar apenas com os seus próprios fantasmas.

Há toda uma história de como os escombros dos impérios e das lutas entre grupos a mando de poderosos nos deixam enormes invenções que foram primeiramente criadas apenas para fins bélicos e de Domínio sobre o Outro. As Vias Romanas, o GPS e a Internet são apenas brevissimos exemplos disso.

Hoje mandamos estas cartas s e coisas electronicas um ao outro, Lisboa-Florença-Lisboa, por causa da logística do Império Reinante.

Daniel

Sem comentários: